terça-feira, 4 de agosto de 2009

Teatro

1555. Brasil, um país imaginário


Roteiro: Aline Yasmin e Caê Guimarães

Elenco: Reginaldo Secundo - Cia Taruíras Mutantes

Participação especial: Gilbert Chaudanne

Voz: Ricardo Sá e Gilberto Chaudanne

Direção: coletiva

Sinopse: 1555: Brasil, um país imaginário. Esse é o título de uma alegoria sobre a tentativa do almirante francês Nicolau Durant Villeganon construir a França Antarctica no Brasil Colonial. Villegagnon fundou a cidade de Henriville, sobre cujas ruínas foi construída a cidade do Rio de Janeiro.


Durante 11 anos os franceses permaneceram no Brasil e tornaram-se aliados da Confederação dos Tamoyos, grupo que reunia índios de diversas etnias, numa convivência pacífica. Ele tornou-se amigo dos grandes guerreiros Cunhambebe e Aimberê.


Villegagnon não viu seu sonho de uma nova civilização ser realizado, embora os conceitos empenhados continuem universais e extremamente atuais.


A peça apresenta de forma poética por meio de recursos cênicos e áudiovisuais e linguagem contemporânea que mistura teatro de rua, dança e vídeo, os dilemas e sonhos de homens que coexistiram com diferenças culturais e religiosas numa terra de natureza exuberante e selvagem, que arrebatou índios, franceses e portugueses em torno da tentativa de construir um novo mundo, uma nova nação. Um país imaginário.




A peça foi pensada com prioridade para estrear em solo francês, mas já conta com algumas possibilidades de encenação para a comemoração do ano França-Brasil.

Nenhum comentário: