quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Capixabas na França no ano da França no Brasil

Um grupo de 30 artistas, técnicos e produtores do Espírito Santo embarca para a França para a segunda edição do festival de cultura e arte L’Espirito Poitou, na cidade de Celles sur Belle, entre os dias 20 e 23 de agosto. A cidade é patrimônio da humanidade tombado pela UNESCO e fica a 500 quilômetros de Paris. Música, teatro, cinema e poesia estão na bagagem da trupe.

A maioria sai do Brasil, mas já estão em tournê na Europa, Alexandre Lima e banda, Nativix e o produtor Edu Louzada.
O festival é de iniciativa e organizado pelo Instituto Quorum, do Espírito Santo (BR), e Associação Patakapara!, da França. A cidade de Celles sur Belle fica na região de Poitou Charentes, notória por sediar inúmeros festivais artísticos no verão europeu.

A primeira versão aconteceu em 2008 e celebrou uma parceria que já existe há cerca de cinco anos na região com bandas capixabas que fizeram da cidade de Celles a residência oficial na Europa, depois de um inusitado encontro em terras capixabas com o francês Antoine Violette. Esse, fundador da associação PATAKAPARA! apaixonou-se pela batida do congo que conheceu no Espírito Santo e hoje dedica-se a disseminar a cultura capixaba. Em 2006 com o apoio da presidente de Poitou Charentes, Ségolène Royal, a banda capixaba Mahnimal percorreu a região para fazer um intercâmbio cultural, que resultou numa aproximação definitiva entre os franceses e os capixabas e a consolidação do interesse em realizar o Festival L´Espirito Poitou.

Desde sua primeira versão em 2008, a diversidade é um dos pontos altos do L’Espirito Poitou. Artistas brasileiros e franceses se revezam em quatro dias de arte e cultura para um público de aproximadamente 20 mil pessoas. A abertura ficará por conta da MPB e do Pop de Jura Fernandes, ex - Casaca e atualmente radicado na França. Em seguida, Alexandre Lima, Gustavo Macaco e Juliano Gauche, do Solana, fazem um concerto de pop rock mostrando a força da composição capixaba contemporânea. No mesmo dia, Veruska Almeida e Ricardo Sá abrem a mostra de filmes do evento com Entretanto e O saber dos índios Guarani. Marcela Lobbo, em parceria com Rodolfo Simor, do Solana, fecha a primeira noite.

A mesma Marcela ataca de DJ no início dos trabalhos no segundo dia do festival. A Cia. Teatral Taruíras Mutantes, com Reginaldo Secundo e Federico Nicolai em seguida faz uma prévia de 1555: Brasil, um pais imaginário, texto de Aline Yasmin e Caê Guimarães e tradução de Gilbert Chadanne. Na mesma noite, no cenário medieval da Abadia Real, a primeira atração francesa sobe ao palco com o reggae do ZAMBROCAL. O cinema volta com os estudantes das escolas públicas de Vitória e o Instituto Marlin Azul com as animações Ele, Mestre Vitalino e Albertinho. O som eletrônico do Nativix e o hip hop do In-Versão Brasileira fecham a noite.

A noite de sábado começa com a performance teatral e um percurso lúdico na cidade de Celles, pela francesa Vanessa Karton com a personagem Zoé e daí pega o rumo da MPB com Rogerinho Borges e do pop rock de Alexandre Lima e Rádio Experienza. Os vídeos voltam em seguida com Manada, de Luiza Lubiana, Agrados para Cloê, de Jefinho Pinheiro e O Ciclo da Paixão de Luiz Tadeu Teixeira. Fechando a programação do penúltimo dia a encenação completa de 1555: Brasil, um pais imaginário e o rock do Solana.

No domingo o festival sera encerrado com Vanessa Karton, o som eletrônico de L´Orangé, Jura Fernandes, os filmes A Sorte de ter a Bússola sem Norte (Gustavo Macaco) de Fred Entringer, O preparo da Moqueca Capixaba, de Ricardo Sá e Quem sabe – Projeto social do Circuito Cultural de Vitória. Gustavo Macaco e uma Jam session reunindo todos os artistas que participaram do festival e o francês DJ Cottron.

Ao longo da programação o poeta e escritor Caê Guimarães fará uma intervenção na cidade com 22 painéis e áudio de 11 poemas seus em francês, com tradução de Gilbert Chaudanne sound design de Leo Grijó, e a artista plástica francesa Monique Pineau Bernard fará uma instalação na cidade.

L’Espirito Poitou 2009 pretende promover o intercâmbio entre as culturas francesa e brasileira, especificamente a poitevin e a capixaba, por meio da promoção de espetáculos de diversas manifestações artísticas e culturais.

O evento conta com o apoio na França da Prefeitura de Celles sur Belle, da região de Deux Sévres, de Poitou Charentes e da Abadia Real de Celles sur Belle (patrimônio histórico e cultural da Unesco).

No Brasil, conta com o apoio da Rádio Universitária, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória e do IMA. Os artistas viajam com o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo - Secretaria Estadual de Cultura.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NESTE BLOG EM POSTAGEM ANTERIOR.

Nenhum comentário: