quarta-feira, 2 de julho de 2008

Chegamos. A viagem foi bacanérrima. Divertida, pra sermos mais exatos. Chegamos em Paris debaixo de um calor enorme (parecia Brasil) e aos poucos a temperatura foi esfriando.

Chegamos em Celles sur Belle a noite. Fomos recebidos por nossos amigos com um bom vinho nacional e muito, muito queijo de cabra - é a maior e melhor região produtora dessa especiaria no mundo. Uma delícia.

Encontramos a galera toda que já tinha chegado (Zémaria, Mahnimal, Jura, Xuxinha...). Tamy ficou em Paris para dar umas entrevistas. Ricardo chegou num vôo mais cedo. Só festa e comemoração. É real, conseguimos realizar nosso festival.

Cedo, com o fuso todo louco, começamos nossa produção. A galera do PATAKAPARA! na missão de montagem dos equipamentos e a gente trabalhando na divulgação. Demos entrevista numa rádio da região super legal que se chama D4B. A entrevistadora, super simpática, nos deu espaço para falar da cultura capixaba numa conversa informal, mas extremamente agradável. Ela ficou emocionada e nós também, pela proposta desse intercâmbio que na verdade é estreitarmos nossa relação com o mundo, romper as fronteiras, quebrar o limte que existe entre nós e que não pode, nem deve existir...estamos aqui pra provar que isso é possível e necessário. CULTURA NÃO TEM LIMITE.

Chokolate e Jura mostraram sua música, Aline Yasmin leu em francês seus poemas (e prometeu ler também em português, porque eles querem ouvir a sonoridade de nossa língua falada) - muito respeito pelo nosso trabalho.

Tivemos também destaque na imprensa escrita. Uma matéria falando da programação completa. Um luxo. Nos sentimos realmente valorizados.

Por falar nisso, hastearam nossa bandeira brasileira na praça central da cidade a pedido da galera do Quorum. A prefeitura de Celles sur Belle colocou toda a estrutura física e pessoal a disposição do evento. Eles são parceiros de verdade e estamos orgulhosos dessa parceria.

No café, a galera cantou junto música capixaba - já conhecida - e acompanhou o trabalho de Jura Fernandes e banda, além de Chocolate e Alexandre Lima que também deu uma palinha...

Reginaldo Secundo e Federico Nicolai foram a grande surpresa da noite...numa performance totalmente inusitada na praça e ao lado da Abadia, arrancaram aplausos entusiasmados - tudo acompanhado pelo livreto produzido em francês, caso quisessem interagir mais com a peça..

A lojinha instalada com moda Pano pra Manga, de Elian Ramile, artesanato indiano de Aracruz e produtos capixabas - música e vídeo em DVD também está arrasando. Tudo em euros, uma beleza. Isso é economia criativa, isso que é cadeia produtiva...ou mercado cultural.

Amanhã o dia será cheio. Poesia, teatro na Abadia real, música e música, vídeo de Ricardo Sá e a abertura da mostra de Poster Art de Rafael Horta.

Pra quem está por aí do outro lado, do nosso lado - ou não, seguem algumas fotos dessa delícia de tournê. A primeira.

intés.

Nenhum comentário: