sexta-feira, 27 de junho de 2008

SAISON L´ESPIRITO POITOU

Período: 02 a 06 de julho
Região: Poitou-Charentes
Departamento: Deux-Sévres
Cidade: Celles sur belle - Patrimônio Arquitetônico mundial (Unesco)

Publico previsto: 10.000 pessoas

Perfil: Residentes de todas as idades e alunos das escolas da região (cerca de alunos que participarão diretamente das atividades)

HISTÓRICO E ARGUMENTO DO PROJETO

O presente projeto tem como base a parceria com a Associação PATAKAPARA! da cidade de Celles Sur Belle, região de Poitou-Charentes, França, cujo objetivo é o intercâmbio e o desenvolvimento artístico e cultural entre a França e o Brasil, e em especial entre a Região de Poitou-Charentes e a região do Espirito Santo, prioritariamente Vitória, sua capital.

Este intercâmbio cultural, ja acontece desde o ano de 2002, no encontro do cineasta francês Antoine Viollete com a banda Mahnimal no município de Vargem Alta, ES durante as comemorações do Carnaval, que motivado pela cultura capixaba, realizou um grande documentário intitulado "Espirito Congo" e sua estadia por 06 meses no Brasil para pesquisa e projeto videografico sobre a referência do grupo Mahnimal com a cultura local e brasileira, por meio de entrevistas e estudos de lendas do folclore capixaba, e culminou no lançamento do 3° álbum do grupo o mesmo título e a inclusão de trecho do documentário no bônus do DVD do grupo lançado no Brasil pela Indie Records e na Europa pela Discmedi (Espanha).

Em 2005, o grupo Mahnimal recebeu através do cineasta, o primeiro convite para apresentações na França, no entorno de Poitou Charentes, onde mais tarde iria se tornar a "base oficial do grupo" na Europa para outros projetos, a serem desenvolvidos na região.

Em 2006, a partir de um projeto desenvolvido pelo Instituto Quorum, instituição que responde por seus projetos internacionais, em parceria com o município de Vitória e o Ministério da Cultura, o Mahnimal retornou para França, desta vez a convite da Presidente da região Sigolene Royal para participar do projeto "Parcour" onde passaram 03 meses realizando oficinas com músicos locais e a comunidade que resultou em um novo espetáculo onde o grupo Mahnimal se fundiu ao grupo Frances Les Polui Sonts, apresentando-se em 4 locais de forte influência da arte romanica, além de vários shows por toda a região. Em 2007 o grupo retornou por mais 03 meses para fazer shows e usar a região como base, uma vez que, Celles Sur Belle é a residência oficial dos capixabas na Europa. Durante este período a cidade também hospedou as bandas Napalma e Zé Maria.

Após 04 anos da presença do grupo Mahnimal na região, a influência da cultura capixaba pode ser de longe percebida, onde alguns grupos locais incluiram a batida do congo em seu repertório, onde a Moqueca Capixaba já é conhecida e apreciada, onde a festa de São Benedito já está no calendário oficial da cidade e onde Vitória, Guarapari, Barra do Jucu, Itaúnas, já são destinos turísticos desejados e visitados pelos Poitevins.

Dessa relação, surgiu a criação da Associação Patakapara! (França) e um acordo operacional de parceria cultural para o desenvolvimento de projetos culturais e em específico a começar pelo projeto " Saison - L'ESPIRITO POITOU", um grande evento cultural que contará com atrações das duas regiões envolvidas diretamente no evento, o Espírito Santo e a Região de Poitou-Charentes, contando dessa vez com outras manifestações culturais como forma de expandir o conhecimento acerca das outras atividades e artistas do Espírito Santo.

Para tanto o Espírito Santo recebeu a visita no mês de janeiro dos fundadores e produtores culturais da Patakapara!, dentre os quais podemos citar: o cineasta Antoine Violette, a produtora internacional sediada em Paris, Delphine Gouret, a produtora de eventos da Euro Disney Jô Brothier e a artista gráfica Valerie Lipteau que tiveram contato com o mercado local e conjuntamente com o Instituto Quorum formataram o presente projeto inserido ao evento oficial e concomitantes com as atividades daquela região.

Alem do evento em si, existe o interesse na continuidade dessa relação a partir de acordos de irmanamento para fortalecer o intercâmbio.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Celles sur Belle, do Departamento de Deux Servres, da Região de Poitou-Charentes e do Ministerio da Cultura e Patrimônio da França (a cidade de Celles Sur Belle, onde acontecerá o evento e patrimônio arquitetônico e cultural mundial, tombada pela Unesco).

Um comentário:

Caê Guimarães disse...

Como pode um girassol ter força gravitacional para mover tantos mundos em torno de uma idéia, uma certeza, um sonho?

Te amo. Toda sorte e vida (longa!) para L'Espirito Poitou. Salud.